7 de setembro de 2011

O que é ser jovem cristão? parte 2


O que é ser jovem cristão? parte 2 (Continuação)




Agora sabe qual é o maior problema? É definir o que é ser jovem no mundo de hoje. Nesse mundo que não é perfeito como aquele que a gente imaginou. É um mundo violento, egoísta, interesseiro, briguento, corrupto. Como ser jovem num mundo desses? Não dá.

Epa. Acho que descobri outra coisa. Pra ser jovem num mundo como esses, é só misturar as características daquele mundo imaginário, perfeito, harmônico e com paz nesse mundo aqui, o real. O jovem, pra ser jovem no mundo de hoje, precisa querer criar o mundo imaginário, um mundo melhor, um mundo que não existe, um mundo a ser construído.

Caramba. Que estranho isso! Só é possível ser jovem entre os diferentes e só é possível ser jovem vivendo num mundo e pensando que se está vivendo em outro mundo, um melhor. Creio que ser jovem é encurtar distancias. Éeeeeeeee. Encurtar distâncias, entre os diferentes que nos cercam e entre os mundos em que vivemos.

Temos um mundo real, mas criamos um mundo melhor em nossas cabeças para tentar igualar esse mundo real ao mundo imaginário. Isso é ser jovem. Um encurtador de distancias. Encurta distâncias entre pessoas e encurta distancias entre os mundos. Eeeeeeeeee pra mim!

Viu!? Estou conseguindo chegar a algumas conclusões. Mesmo sem a ajuda de vocês que só ficam ai sentados ouvindo meus pensamentos. Mas creio que não é só isso encurtar distâncias entre mundos e pessoas. Falta algo... Sempre falta... ué! Deus e Deus onde está? Claro. Precisamos definir o que jo-vem cris-tão. E não somente jovem.

Mas será que é suficiente definirmos juventude apenas como encurtadores? Mas e onde fica Deus nessa história? Creio que ele não fica no céu. É isso mesmo. Ele não está no céu. Mas se ele não está no céu, onde ele está? Ele está dentro do jovem, claro!. Mas de qualquer jovem? Não. Claro que não. Apenas dentro daqueles que fazem a vontade do Pai, de Deus.

Hummmm. Já que o jovem é o que encurta as coisas, ele é quem deve encurtar distâncias entre Céus e os homens. Não é um barato. É isso! O jovem cristão deve ser aquele que encurta distâncias entre a humanidade e as boas novas. E como se faz isso?

Não é tão fácil. Creio que em primeiro lugar pra ser um encurtador de distâncias entre o divino e o homem, o jovem deve ter o divino morando em si mesmo. Só assim será possível encurtar a distância dos outros que estão longe de Deus.

Mas que tarefa difícil hein. Encurtar distancias entre Deus e os homens. Isso é ser jovem cristão! Iiii mas o adolescente, o adulto, o velho e criança não fazem isso também? Hahahaha. Eu acho que não dá p definir o que é isso. Deve ser uma invenção das pessoas..... É isso! Eureca. A palavra jovem é uma invenção. E como podemos definir o que é fruto da imaginação? Não dá! Não dá para definir o que é ser jovem sem ser preciso e sem fazer exclusão de quem não é jovem.

Isso me alivia sabia. Na verdade não sei porque a palavra jovem é uma definição das pessoas. Mas se é uma definição das pessoas, será que Deus se importa com isso? Acho que não. Ele quer que todo mundo seja um encurtador de distâncias entre ele e as pessoas. Isso é o que importa pra ele.

Então se você é adolescente, adulto, velho, criança ou jovem, encurte distâncias. É pra encurtar e não pra acabar com ela, porque se acabar com as distâncias é um perigo e as pessoas serem todas iguais. Encurte a distancia entre os mundos, entre as pessoas e entre a humanidade e Deus.

Se você fizer isso pode se considerar um jovem cristão. Se somos todos irmãos, não há necessidade de definirmos o que é ser jovem, o que é ser criança ou adulto. Basta que sejamos irmãos, que encurtemos as distâncias e os senhores de 80 anos que quiserem ser jovens, aqueles de 11 anos que quiserem ser jovens conosco aqui na JUGUAR, estejam todos à vontade, afinal o único critério é ser um ‘encurtador de distâncias’ mesmo.

Um beijo!


Marcelo Quirino
Psicólogo Clínico
Docente Seminário Teológico Batista de Dq Caxias

2 comentários:

  1. Agora alguém pode me responder que distância é essa que o tal jovem diminui??? É a que eu to imaginando?

    ResponderExcluir
  2. Encurtar(verbo transitivo direto)= tornar curto

    Distanciamento(substantivo masculino)= atitude de reserva, ausência de envolvimento diante do que se passa em torno; frieza

    Distante(adjetivo)= 1.que dista; situado a uma certa distância
    2.situado a grande distância; longínquo, afastado
    3.Derivação: por extensão de sentido.
    sem semelhança; diferente
    4.Derivação: sentido figurado.
    que não interage com outros membros de um grupo; pouco comunicativo; reservado, calado, frio

    Então encurtar distância ou o que está distante:
    tornar curto atitude de reserva, ausência de envolvimento diante do que se passa em torno; frieza/o que dista; situado a uma certa distância/o que está situado a grande distância; longínquo, afastado/sem semelhança; diferente/o que não interage com outros membros de um grupo; pouco comunicativo; reservado, calado, frio.

    ResponderExcluir